quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Formação da urina

urina é formada por elementos retirados do sangue, o qual circula dentro do rim por meio de capilares. O sangue chega aos rins pelas artérias renais, que são ramificações da artéria aorta. A artéria renal direita, vai para o rim direito, e a esquerda, para o rim esquerdo. 
É nós glomérulos (unidade funcional dos rins), que começa o processo de formação da urina. Cada um deles é envolvido por uma cápsula renal que recebe do sangue elementos como água, sais minerais, ureia, glicose e outras moléculas de pequeno tamanho. 
O resultado desse processo é a formação do filtrado glomerular. Esse filtrado segue, então, da cápsula renal em direção ao dueto coletor, passando pelo túbulo renal. Ao passar por esse túbulo, o filtrado tem sua composição modificada. A maior parte da água é absorvida pelos capilares sanguíneos, bem como a glicose, algumas vitaminas e sais minerais, as quais são substâncias importantes para a manutenção do organismo. 
Ao longo desse trajeto, mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida e o líquido que penetra na pelve renal constitui a urina propriamente dita. 
A única substância que não é absorvida é a ureia, que vai ser o principal constituinte da urina. A urina chega ao dueto coletor formará também por substâncias tóxicas ou residuais, algumas substâncias úteis mais que estão em excesso no organismo e água.

Um comentário: